segunda-feira, 7 de março de 2011

Educação

Artigo :

“O Profissional do século XXI e a carreira de Magistério”


Em ritmo da globalização e da informatização o ser humano em seu desenvolvimento profissional terá que enfrentar e vencer muitos obstáculos para chegar no que se deseja alcançar e conquistar o seu próprio espaço. Para isto, terá que aplicar e usar em muito a sua força de vontade, a sua inteligência e a sua capacidade de superação, para finalmente abrir novos caminhos e chegar aonde se deseja.
Durante estes anos e na própria história da humanidade, qualquer profissional  nunca foi tão testado e posto à prova, desde o seu início, durante e no final de sua carreira
Neste ritmo de crescimento tecnológico, informatização, capacitação e crescente concorrência pela busca de um lugar ao “sol”, poucos conquistarão o seu próprio espaço ou, levará um bom tempo para isto ocorrer. Nesta mesma situação, não é diferente a carreira de magistério, onde à maioria destes profissionais não sabem relacionar o “professor e o educador”. Este profissional, embora lançado quantativamente no mercado de trabalho, assumindo grandes responsabilidades na educação do país, há anos não quer acompanhar o desenvolvimento tecnológico, a informatização e também o desenvolvimento humano e social, desde os novos profissionais até mesmo os mais experientes.
Hoje, quem quer ingressar na carreira de magistério e na educação terá que acompanhar e se atualizar na velocidade e nas condições acima anteriormente citadas. Este profissional terá que definir e buscar suas metas, aprimorar novos conhecimentos, usar sua capacidade de comunicação, fazer seu marketing pessoal com qualidade e ao mesmo tempo com muita simplicidade, ousadia e determinação. Fatores estes, que não é para qualquer pessoa aplicar e desenvolver em público.
Deverá relacionar-se muito bem com colegas, superiores e principalmente com seus clientes “alunos”, ou seja, buscar sempre o que chamamos de “excelência profissional” no mercado de trabalho.
Muitos profissionais da carreira de magistério esquecem dos fatores acima para seu crescimento e desenvolvimento profissional, e buscam como desculpa para seus “fracassos” na educação, a própria estrutura educacional, a escola, os alunos e o seu salário.
Como em toda carreira, este profissional também precisará inovar sempre, acreditar no seu potencial, se qualificar e buscar reconhecer seus defeitos e pontos fracos, além é claro, usar suas qualidades e habilidades natas. O ser humano é diferenciado em cada ser, em cada pensamento  e em cada limite que busca vencer, portanto, este profissional além de buscar a “excelência profissional”, terá que estar sempre diferenciado para conquistar o respeito e a seriedade que a carreira de magistério merece no país, consequentemente, melhorar a nossa educação.
“Permanecendo o que somos, não nos podemos tornar aquilo que precisamos ser” . Max de Pree




Ivo Carpini Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário